Na década de 1950, muitos fabricantes de caminhões ingressaram no mercado brasileiro, como Ford, Chevrolet, Mercedes-Benz e Scania, atraídos pelos investimentos em infraestrutura rodoviária realizados no Brasil durante o período.
Alguns modelos produzidos por estas marcas já saíram de linha, mas ainda é possível ver nas rodovias do país vários caminhões que fizeram sucesso no passado e deixaram seus nomes marcados na memória do transporte brasileiro.
Você se lembra de algum? Confira abaixo cinco caminhões que fizeram história no Brasil. Vale a pena conferir!
Mercedes L-1113.
Sucessor do popular 1111, o Mercedes L-1113 surgiu em 1969 com a mesma cabine, mas com motor mais moderno e potente – era um seis cilindros 5.7 de 147 cv e 41 mkgf de torque.
Sua cabine era suspensa por molas e dois amortecedores de dupla ação, conforto que nenhum outro modelo tinha até então. Confiável e de manutenção barata, o 1113 se tornou tão popular que foi apelidado de “Fusca das estradas”.
O Mercedes L-1113 foi também um sucesso: cerca de 200 mil unidades vendidas até 1987, sem contar as variações 1313, 1513 e 2013, com maior capacidade e tração e de carga. Atualmente, mais de 170 mil deles ainda estão circulando pelo Brasil.
Mercedes L-1620
O Mercedes L-1620 foi lançado em 1996, sendo sucessor direto do L-1113, tanto pela capacidade de carga quanto pelo impacto positivo que teve no mercado. Foi um sucesso de vendas no Brasil por seis anos.
O motor é um 6 cilindros turbocooler de 211 cavalos de potência e torque de 71 mkgf, entre 1200 e 1900 rpm. Seu modelo foi descontinuado em 2012, sendo substituído pelo Atron 2324, que, por sua vez, foi descontinuado no final de 2016.
Mercedes L-608 D
Quem aí se lembra do “Mercedinho”? Lançado no Brasil em 1972, o Mercedes L-608 D foi uma aposta da marca para o segmento de caminhões urbanos. Tornou-se um sucesso logo após seu lançamento, alcançando rapidamente 35% do mercado de caminhões em seu segmento. Com motor 3.8 de quatro cilindros com injeção direta, apenas 85 cv e caixa de cinco velocidades ZF, tinha capacidade para 3.500 kg.
Muito utilizado para entregas, o L-608 D seria remodelado em 1984 e substituído pelo L-709 em 1988.
Aos poucos essa família de caminhões foi substituída pelo Accelo, desenvolvido no Brasil e muito mais moderno, até ter sua produção encerrada em 2014.
Scania L111
Lançado no Brasil em 1976, o Scania L111 sucedeu os L75 (de 1959) e L76 (1963). A maioria dos L111 recebeu o motor DS11, cilindros de 11 litros com turbo que entregava 296 cv a 2.200 rpm e 111 mkgf de torque a 1.400 rpm, com transmissão de 10 marchas e duas gamas. Sua produção durou até 1981, mas a robustez permite que eles sejam vistos cruzando estradas brasileiras até os dias atuais.
Chevrolet C6500
O C6500 foi o primeiro caminhão fabricado pela GM no Brasil, em São Caetano do Sul, São Paulo. Atingia uma velocidade máxima de 115 km/h. Era apelidado de Chevrolet Brasil, pois a sua cabine era exclusiva para o mercado nacional, sendo produzida somente no Brasil. Seu motor era um Jobmaster seis cilindros 4.3 a gasolina de 142 cv a 4.000 e 32 mkgf a 2.400 rpm, com câmbio de três marchas.
E aí, já dirigiu alguma dessas lendas? Conta para a gente nos comentários! Aproveite e confira também os cinco maiores caminhões de mineração do mundo.